Saturday 30 October 2010

MICHEL SCHWEIZER

"O que é um cão? Se Deus está morto, quem é o mestre do homem? O Mercado?"




BLEIB OPUS #3
MICHEL SCHWEIZER (BORDÉUS)

Teatro Maria Matos

O que é que cinco magníficos cães pastor belga, um filósofo, um psicanalista, um bailarino e um actor poderão estar a fazer juntos num palco de teatro? Desde Maio de 2005 que Michel Schweizer mantém uma conversa fértil com Dany Robert Dufour, filósofo, e Jean-Pierre Lebrun, psiquiatra e psicanalista, sobre alguns dos temas cruciais da sociedade contemporânea: a liberdade individual e a imposição do consumismo, o ensino e a uniformização, a política e a manipulação.

É impressionante como o espectáculo BLEIB, criado em 2007, profetiza a falência do capitalismo desenfreado que gerou como causa da actual crise mundial. Interroga os comportamentos sociais e as atitudes do novo "homem sem gravidade", que é induzido a acreditar que a soma das ambições individuais iguala o bem comum. Já não precisamos de pensar!, exclama Jean-Pierre Lebrun no espectáculo, já não precisamos de nos organizar colectivamente, já não precisamos de nos esforçar para viver em sociedade... Tornámo-nos numa sociedade de consumidores - individualistas e obcecados pelo poder de compra, mas sem nos dar conta de que estamos a ser dirigidos e manipulados. Na sala reinava um silêncio absoluto, escreveu o De Volkskrant depois das apresentações em Roterdão, as centenas de espectadores pareciam estar a sentir a mesma inquietação. Como se sentíssemos todos a trela apertar... Mas por dentro esconde-se sempre o lobo...




Charles Melman, L'Homme sans gravité: Jouir à tout prix (Entretiens avec Jean-Pierre Lebrun), Denoël (2002):

Barbarity is a social order based not longer on symbolical, but on real power. From the moment that the established power is sustained – and refers to – its own force and no longer seeks to defend or protect anything else beyond its own existance as power, its statute of power, we have arrived at a state of barbarity. Do you know one of the important manifestations of power of our times that is not a manifestation of barbarity?




Links:
http://www.la-coma.com/
http://www.alkantarafestival.pt/eng/esp23.html

No comments:

Post a Comment